28 de novembro de 2010

Literatura Medieval


Medieval é um termo que se origina de duas palavras em Latim a primeira Med, quer dizer, “meio” e a segunda Eval, quer dizer “idade”, ao pé da letra, Idade do Meio.

A literatura medieval pode ser descrita como o conjunto de obras escritas na Europa durante a Idade Média (que abrange mil anos de historia entre a queda do Império Romano em 476 d.c até o inicio da Renascença Florentina no final do século XV por volta de 1453 d.c).

A literatura era composta nesta época por escritos religiosos e obras de autores anônimos. O campo de estudo da Literatura Medieval é complexo, pois inicia-se nos escritos sagrados e vai até obras mais profanas.

Devido ao longo período de tempo e espaço a ser estudado é difícil em linguagem simples caracterizar a literatura medieval, com itens que caracterizam outros períodos.

Como o Barroco, por exemplo, que foi um período estilístico e filosófico da História da sociedade ocidental, com data de inicio em meados do século XVI e final em meados do século XVIII. Possui como características o fervor religioso e a passionalidade da Contra-Reforma.

 

Historicamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756. O termo "barroco" advém da palavra portuguesa homônima que significa "pérola imperfeita", ou por extensão, jóia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.

Com o período Medieval não é possível traçar essas características já que existem problemas de lingüística, e cultural, pois as obras foram escritas por autores de varias nacionalidades da Europa, em varias línguas, sendo que nos escritos religiosos predomina o latim.


Exemplos desta diversidade cultural e lingüística pode ser visto em dois poemas clássicos da Literatura Medieval, o poema épico Beowulf escrito na língua anglo-saxã com emprego da aliteração.

Aliteração é uma figura de linguagem que consiste em repetir sons de sons consonantais idênticos ou semelhantes em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas. A assonância é largamente utilizada em poesias mas também pode ser empregada em prosas, especialmente em frase curtas.
O personagem Beowulf é lembrado até nos dias de hoje, onde teve sua historia contada em vários filmes de Hollyood.

Outro poema clássico muito lembrado é A canção dos Nimbelungos que foi escrito na Idade Média na língua alto alemão médio.



Este personagem também teve sua vida transcrita em filmes, um feito em 1923, e outro filmado em 2004 tendo o famoso ator Robert Pattinson (leia-se Crepúsculo e Lua nova) no papel de Sigfrido.

Estes dois exemplos ilustram bem o fascínio que as lendas européias exercem nos dias de hoje, e tais lendas são fruto da Literatura Medieval.





Um comentário: