11 de novembro de 2010

Análise da Obra: O Caminho do Poço das Lágrimas, André Vianco



André Vianco é um consagrado autor brasileiro de ficção e fantasia. Neste livro preparou mais uma fabulosa aventura para entreter seus vorazes e exigentes leitores. O escritor, quando compõe seus livros, busca sempre se divertir e, ao mesmo tempo, enredar os fãs de tal modo à deixá-los cativos até a ultima página.

O Caminho do Poço das Lágrimas é um destes livros do qual se desprende uma atmosfera mórbida de mistério e suspense. No decorrer da história, podemos ter até a impressão equivocada que sabemos o que está acontecendo, mas a partir do prosseguir da leitura nos enganamos em diversas partes.

O enredo conta-nos sobre Jonas, Ingrid e Bosco que despertam subitamente em frente a uma sombria passagem de pedras, enveredando por uma floresta fria e escura. O trio voltava de uma viagem de final de semana quando o pai, Jonas, acabou errando o caminho. Agora, perdidos Bosco – o caçula – tem sede; Ingrid tem pressa; e Jonas, tem medo.

Não tendo alternativa, com pouca memória do como foram parar ali naquele local, os três não tem outra escolha senão trilhar o seu caminho, sem saber para onde vai os levar e sem entender o verdadeiro significado de tudo aquilo.

Enquanto penetravam mais no caminho de pedras, dificuldades e dilemas vão aparecendo, o livro está cheio de lições sobre a convivência de pais e filhos, sobre a vida, o que realmente vale a pena ser vivido e o que não passa de ilusão. Jonas, um pai desesperado que só busca ficar perto dos filhos tem de se sacrificar para mate-los em seu caminho, enquanto o dele próprio, o qual o leitor tem de ficar até o final do romance para o saber, é indefinível.





André Vianco nos presenteia talvez com o melhor da sua atmosfera predominante, que é o terror. O leitor pode pensar se tratar de um romance fraco, com pouca movimentação mas este efeito, na minha analise, é ocasionado pelo constante apelo a união do seio familiar, a uma vida apoiada nos valores mais esquecidos. Questões como o dinheiro e a intensa corrida para o melhor padrão e conforto são fortemente debatidas e numa linguagem acessível a qualquer tipo de leitor, a instabilidade de se estar hoje e poder não estar amanhã são contemplados durante a impressionante narrativa cheia de metafóricas e nem por isso menos assustadora.

É um livro inquietante e, ao final, nos leva a reflexão de nossas próprias prioridades. Indicado para quem já é familiarizado com o gênero e a formar de escrever do autor e também para quem é marinheiro de primeira viagem no qual, assim espero, fomentará a paixão pelo gênero e a curiosidade entre suas outras obras.

Para mais informações sobre outros livros do autor visite o site oficial: <http://www.andrevianco.net/livros.html>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário