A segunda Categoria que iremos discutir será Ação/Aventura.
Não é difícil perceber essas características na literatura infanto-juvenil, até porque quando falamos nela, a primeira que nos vem à cabeça é: herois corajosos enfrentando monstros inimagináveis, utilizando feitos indistinguíveis para salvar uma donzela, uma vila, uma cidade, ou o mundo. Apesar de saber que não é assim que acontece na literatura de adolescentes e crianças (Ver Drama Feminino), mas que assim é mais emocionante e divertido.
Historicamente falando os livros destinados a crianças, sempre eram de cunho pedagógico, ou moral; sempre que esses princípios eram contextualizados, ou seja, transcritos através das histórias, qual o cenário utilizado? Sim, a Aventura. Está certo que os Contos de Fadas e Fábula eram excessivos na época, mas prevalecia o clima de “suspense”, “viagem” e “descobrimento”; ou como Chapeuzinho Vermelho teria ido sozinha até a casa de sua avó e encontrado um imenso e faminto Lobo Mau?
Acontece que esse tema foi se popularizando, e de certa forma carimbando sua marca na Literatura Infantil e Juvenil. Convenhamos que esse cenário chama bastante a atenção, principalmente quando as personagens estão sob tensão, satisfazendo a ansiedade do leitor, e o melhor, agradando de certa forma que a obra será divulgada para outros leitores e assim formando uma corrente de pessoas interessadas pelo gênero.
Tudo bem, esses são conceitos modernos, aplicados à categoria Ação/Aventura, o que não quer dizer que as histórias de ação não são boas, apesar de ser muito utilizada para a venda de livros. Definindo melhor esta categoria tem uma afinidade muito intensa com o entretenimento, caracterizando-a como leitura de diversão.
Podemos encontrar boas histórias de aventuras, nos moldes de obras como Harry Potter e Percy Jackson, enfim essa categoria serve como pano de fundo para outros gêneros, não os desconsiderando ou diminuindo-os, onde o objetivo principal é estimular a imaginação.
Bem, essa foi uma breve descrição da categoria Ação/Aventura em breve mostraremos muito mais notícias e divulgaremos as literaturas que compões este gênero.

Nenhum comentário:
Postar um comentário